FOTO: DIVULGAÇÃO CNI

O Brasil consagrou-se campeão no Campeonato Mundial de Robótica, sediado em Houston, nos Estados Unidos, ao retornar para casa com nove prêmios, incluindo o prestigiado título de grande campeão na categoria de 9 a 16 anos. A cerimônia de premiação ocorreu no último sábado (20).

O torneio, que teve início na quarta-feira (17) e encerrou-se no sábado (20), viu o Brasil fazer história ao conquistar não apenas o primeiro lugar, mas também o segundo lugar na categoria de 9 a 16 anos, além de garantir outros sete prêmios técnicos em diversas categorias.

Organizado pela FIRST, o Mundial de Robótica atrai anualmente cerca de 15 mil estudantes com idades entre 6 e 19 anos, provenientes de 50 países. Neste ano, o Brasil destacou-se ao enviar a maior delegação desde sua estreia no torneio, em 2000, com 144 alunos representando escolas públicas e privadas de 10 estados diferentes.

Entre os destaques da delegação brasileira, os oito integrantes da equipe Los Atômicos, de Araras (SP), aguardavam ansiosamente o anúncio dos vencedores, demonstrando não apenas expectativa, mas também união. Ana Clara Simionatto, emocionada, expressou sua gratidão: “Sem dúvida, esta foi uma experiência única e um sentimento inesquecível. Só temos a agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram. É muito gratificante estar aqui e poder ser o campeão do World Festival”.

Outra equipe brasileira que se destacou na mesma categoria foi a Pardoboots, de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), garantindo não apenas o segundo lugar, mas também o prêmio de técnico/mentor. Otavio Andrade, membro da equipe, compartilhou sua alegria: “O prêmio representa a equipe inspiradora que se destacou em todas as áreas, então é o prêmio mais importante da competição. Estamos muito felizes!”.

Além dessas conquistas, os brasileiros foram agraciados com mais seis prêmios técnicos em diversas modalidades, incluindo projeto de inovação, time estreante, espírito de equipe, inspiração, controle do robô e apresentação do pôster.

Confira abaixo a lista completa dos prêmios por categoria:

FIRST LEGO League Challenge (FLLC)

  • 1º lugar: Los Atômicos, Escola SESI de Araras (SP)
  • 2º lugar finalista: Pardoboots, Escola SESI de Santa Cruz do Rio Pardo (SP)
  • Técnico/mentor destaque: Monica Marques, Pardoboots, Escola SESI de Santa Cruz do Rio Pardo (SP)
  • Projeto de Inovação: SESI Heroes, Escola SESI de Jundiaí (SP)

FIRST Tech Challenge (FTC)

  • 2º lugar prêmio Inspiração: 17792 Amigos Droids, Escola DHEL de Belo Horizonte (MG)
  • 2º lugar prêmio Controle: 22708 Tech Zeus, Escola SESI de Barbacena (MG)

FIRST Robotics Competition (FRC)

  • Rookie All-Star Award: 9458 Jactech (FRC), SESI SENAI de Jacareí (SP)
  • Team spirit Award: 7567 Octopus (FRC), SESI SENAI de Bauru (SP)

FIRST LEGO League Explore

  • Show me Poster Award: Los Valentitos, Escola Municipal Padre Valente Simioni, Joinville (SC)

(Fonte: CNI)