Foto: Divulgação

Deputado estadual por Goiás e senador pelo Tocantins em 1996 — período da licença do titular, Carlos Patrocínio –, José Antônio Totó Aires Cavalcante, o Totó Cavalcante, faleceu aos 77 anos.

Além da carreira política, destacou na comunicação com a criação da Rádio Independência do Tocantins. Totó sofria de enfisema pulmonar e faleceu por conta de uma pneumonia que evoluiu para uma insuficiência respiratória.

O velório começará às 11 horas no Palácio Araguaia e o corpo de Totó será sepultado às 8 horas desta quinta-feira, 18, no Cemitério Parque Jardim das Acácias, em Palmas.

Totó foi eleito deputado estadual em Goiás pelo então PMDB em 1982 e reeleito em 1986. Em 1994, foi eleito primeiro-suplente do senador Carlos Patrocínio.

Um dos responsáveis pela criação do Tocantins, ele chegou a participar da greve de fome junto ao deputado Siqueira Campos, que permaneceram 98 horas e 35 minutos de jejum pela causa.

Diante da insistência, o então presidente José Sarney se viu obrigado a nomear uma comissão de redivisão territorial para estudar a criação do novo Estado, que viria a se concretizar, com a Constituição Cidadã.

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Amélio Cayres (Republicanos), afirmou que a contribuição de Totó “foi fundamental para que o Tocantins se tornasse uma realidade, lutando bravamente pelos interesses da região Norte goiana e, posteriormente, do Estado do Tocantins.”