O projeto “Em Cena: Oficina Teatral e Distribuição de Livro”, da arte-educadora Magna Carneiro, atendeu mais de 70 pessoas nas oficinas realizadas, ao longo deste mês de Abril, em atendimento a um total de 10 escolas das regiões Norte e Sul da Capital.

Ao longo de duas semanas, Magna Carneiro levou oficinas práticas a bibliotecas das unidades de ensino que incluíam jogos teatrais, dinâmicas e muita interatividade. As oficinas foram voltadas para professores, coordenadores pedagógicos e estudantes, inclusive com interpretação em Libras para maior acessibilidade de todas as pessoas.

Além disso, até a próxima semana, mais unidades escolares serão beneficiadas com a doação de livros. O projeto atendeu às Escola Santa Rita de Cássia, Escola Estadual Liberdade, Colégio Estadual Criança Esperança, Escola Estadual São José, Escola Estadual Duque de Caxias, Escola Estadual Dom Alano, Escola Estadual Professora Elisângela Gloria Cardoso, Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, Escola Estadual Cívico Militar Vila União e Centro de Ensino Médio Castro Alves.

De acordo com a arte-educadora, as oficinas foram um sucesso e permitiu um novo olhar para o ensino de arte na educação pública do Tocantins. “O Teatro foi a mola propulsora para que pudéssemos oferecer estratégias para deixar as aulas mais dinâmicas e envolventes”, declarou.

Todas as atividades foram baseadas no livro “Em Cena”, de autoria de Magna Carneiro, que assim como as oficinas, aborda estratégias de dinâmicas como jogos de improvisação, leituras dramáticas e construção de personagens, ao mesmo tempo em que são incentivados a explorar diferentes gêneros literários e descobrir novos universos através da leitura. Para adquirir o livro, basta solicitar pelo instagram @magnacarneiro.

Reconhecida por sua experiência e paixão pelo ensino artístico, Magna Carneiro é arte-educadora, professora, atriz, produtora cultural, cantora, escritora e diretora de teatro. Iniciou sua carreira artística como atriz e produtora há mais de 25 anos no Tocantins e é uma das fundadoras da Companhia A Barraca, criada em 2022, e participou de um dos primeiros grupos teatrais do Tocantins – a Cia Chama Viva.

Projeto

Idealizado e proposto por Magna Carneiro, o projeto “Em Cena: Oficina Teatral e Distribuição de Livro” foi contemplado pelo edital 019/2023 – Artes Tocantins pela Lei Paulo Gustavo (LPG), via Ministério da Cultura (MinC) e Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

Ficha Técnica

Direção-geral e Oficinas: Magna Carneiro

Produção Executiva: Sheyla Virginio

Interpretação em Libras: Francisco da Paz

Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu

Apoio: Companhia A Barraca

Por Cinthia Abreu